My Cart

Close

Os segredos da viúva Clicquot

Bella Fritsch

Posted on June 11 2018

Saiba mais sobre a fascinante história da mulher empreendedora por trás do champanhe mais famoso do mundo.

Eu, você e muitas pessoas no mundo sabemos da fama da bebida chamada Veuve Clicquot. Que carrega em seu robusto rótulo amarelo alaranjado as iniciais VCP. V para Veuve C para Clicquot. Mas e o P? Bom, essa última letra e a inicial do sobrenome Ponsardin. Que pertenceu a uma mulher que passei a admirar.  Barbe Nicole Ponsardin, que aos 27 anos passou a ser Veuve clicquot que em francês significa Viúva Clicquot. Seu marido François Clicquot morreu de uma inexplicável febre, que muitos até suspeitam de suicídio pelo mal andamento nos negócios deixando nas mãos da viúva Clicquot um negócio de champanhe indo a falência e que até então se chamava apenas Maison Clicquot. E que futuramente passaria a se chamar Veuve Clicquot gracas a mente empreendedora de Barbe Nicole. Sua ambição foi de uma enorme repercussão na sociedade do fim do século 18.

 

Sem nenhuma educação formal para negócios, mas com uma filha para criar e ainda lidando com os últimos anos da revolução francesa Barbe Nicole decidiu assumir a vinícola familiar e defendê-la como um buldogue. “Ela inclusive se parecia com um”, diz Tilar Mazzeo, autora do livro A Viúva Clicquot, livro que relata a história de como a francesa foi responsável pelo sucesso do champanhe Veuve Clicquot. Eu estou desesperada para ler o livro todinho. Eu mal consigo assimilar os feitos dessa mulher. Jamais me passou pela cabeça que o dono do sucesso dessa champanhe tão famosa na verdade e a DONA do sucesso todo.

 

Bom continuando a história, seus vinhos suaves e borbulhantes caíram nas graças dos soldados estrangeiros que lutavam na França. Ao regressarem a seus países de origem, ajudaram a criar a fama da bebida, que se espalhou pela Europa. Logo Barbe Nicole tornou-se uma das mulheres mais influentes e ricas da época. Segundo Tilar, a fundadora do império Clicquot foi uma mulher vanguardista, que colocou em prática lições que hoje fazem parte da cartilha do mundo dos negócios. Algumas de suas estratégias essenciais de marketing era qualidade do vinho e um cuidado único e indispensável com as embalagens. Ela dizia que seu produto tinha que ser um objeto de desejo entre as pessoas. Barbe Nicole morreu aos 89 anos sem jamais voltar a se casar. E o sucesso dela e de sua marca eu nao preciso falar muito. No entanto quero compartilhar fatos super interessantes que descobri fazendo minha pesquisa sobre essa marca incrível.

  

  • Em 1972, foi criado o Prêmio Veuve Clicquot da Mulher de Negócios, em homenagem a essa destemida e imponente mulher. Desde sua criação, já foram premiadas mais de 300 mulheres em 27 diferentes países. Eu como uma boa empreendedora que sou já adicionei mais uma meta de vida: ganhar esse prêmio com a Bellina Caetano.

 

  • DE ACORDO COM QUEEN ELIZABETH II, VEUVE CLICQUOT E O PAR PERFEITO PARA A FAMÍLIA REAL.
    O champagne possui um mandado real de nomeação no Reino Unido, o que significa que é oficialmente aprovado para ser servido à família real britânica. Isso ai Queen Elizabeth sempre apoiando o legado feminino.

 

  • Os CHAMPAGNES VEUVE CLICQUOT  SÃO SEMPRE PINOT NOIR-DOMINANT.
    A casa acredita que Pinot Noir adiciona força e estrutura ao delicioso champagne.

 

  • Barbe além de visionária e inteligente, foi inovadora. Com certeza uma das principais contribuições dela foi a criação do remuage, uma rotação semanal pela qual as garrafas deveriam passar. Após o processo, a bebida ficava límpida e cristalina. Uma técnica muito simples mas valiosa. O segredo foi guardado a sete chaves por seus fiéis funcionários o que deu à marca uma tremenda vantagem nos negócios.

 

 

  • VEUVE CLICQUOT FOI UM DOS PRIMEIROS PRODUTORES DO ROSÉ CHAMPAGNE.
    A Ruinart já havia produzido um champanhe rosado ao pintar champanhe com suco de frutas vermelhas, mas a Veuve Clicquot foi a primeira a produzir Champanhe rosé ao acrescentar vinho tinto ao seu espumante. Feito pela primeira vez em 1818.

 

 

  • Nossa querida Veuve Clicquot atualmente pertence ao grupo de marcas de luxo da louis Vuitton. LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SE. Que também é dono da Moet Chandon, Krug entre outras.

 

 “O mundo está em movimento perpétuo e devemos inventar as coisas de amanhã. É preciso ir antes dos outros, ser determinado e exigente, e deixar sua inteligência direcionar sua vida. Aja com audácia.”
 
Barbe Nicole Ponsardin
Mais conhecida como Veuve Clicquot
 
Me apaixonei por Barbe e pela mulher que foi. Já encomendei meu livro e quero escrever mais sobre ela assim que terminar. Uma coisa é certa ela é sem dúvida um grande exemplo de empreendedorismo. As dificuldades e tragédias da vida nos tiram da nossa zona de conforto e nos levam ao paraíso da criatividade. A adversidade traz a mudança e quero acreditar que terei tanta coragem quanto Barbe para seguir adiante sendo uma mulher bem sucedida nos negócios.

 

Um Brinde a nós

Bella Fritsch

 

 

 

0 comments

Leave a comment

All blog comments are checked prior to publishing

Join the party!

Sing up to receive our invitations for our Brazilian events!